segunda-feira, 6 de junho de 2011

Me divirto com os "mortais".

Haha, ai essa juventude de hoje, que vergonha. A começar pela música (se é que se pode chamar de música), os grandes sucessos de hoje são quase todos relacionados à pornografia, tanto no axé quanto no funk. Meninas e meninos loucamente "apaixonadas" pelos seus ídolos teens, copiando suas vestimentas, penteados, frases, fazendo coraçãozinho com as mãos (estilo esse "s2") como se isso fosse realmente importar na vida. Como explicar isso? Bom, pela sociologia temos o processo de socialização, no qual o indivíduo tem de interiorizar, agregar valores sócioculturais para que ele(a) seja totalmente aceito pelo grupo. É o que acontece com essa geração coca-cola (como já dizia Renato Russo) de hoje, a maioria passa a seguir esse estilo de vida e os outros(as), vendo isso, também passam a ser "alienados", talvez por medo de serem excluídos do grupo, ou por "gostarem" também. "O ser humano só se completa em sociedade" (Aristóteles), analisando essa frase, até temos uma explicação para o que acontece nos dias atuais, essa eterna tentativa dos seres humanos de quererem ser igual (ou até melhor disque) em relação aos outros. O pior de tudo é que os valores estão se perdendo, se é que a maioria já não se perdeu, as famílias já não fazem mais filhos como antigamente. Talvez pela evolução do próprio homo sapiens, ou seria regressão? o.O
Já pelo campo da psicologia esses fatos podem ser explicados através das teorias sobre a psicanálise, no campo do que Sigmund Freud chamou de "Ego". "O Ego em sua função básica à natureza humana é a consciência da sobrevivência, é o limite da consciência entre o instinto de doar-se a uma causa ou a uma verdade rígida (Superego) e o da própria sobrevivência humana como indivíduo." (Wikipédia), ou seja, o indivíduo precisa sobreviver, e no contexto apresentado ele se "doa" à causa.
O legal mesmo é fazer o que você quer, contanto que não seja ilícito (e se for, que as autoridades não descubram, é claro). Enquanto algumas pessoas ainda não se "encontraram" nesse mundo, eu vou me divertindo com elas, meras mortais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário