sexta-feira, 8 de julho de 2011

A psicologia por trás das "carinhas"


Achei interessante esse assunto e resolvi abordá-lo aqui com vocês. A palavra "emoticon" vem da junção de duas palavras americanas: emotion (emoção) + icon (ícone); que traduzidas para o português querem dizer "ícone de emoção". Bom, o primeiro registro do uso de caracteres de texto para representar, lateralmente uma expressão facial, ocorreu no jornal New York Herald Tribune, em 10 de Março de 1953. Tratou-se de uma propaganda do filme Lili, estrelado por Leslien Caron. Esse tipo de recurso gráfico é adotado, de forma mais visível, em comunicações escritas, geralmente na internet. Mas existe um significado por trás de cada 'carinha' dessas (o que não vou falar aqui porque é óbvio que já saibam a maioria). 
Vamos tratar então das ocasiões adequadas para se usá-las, pois quando empregadas de forma equivocada, podem acabar transmitindo um sentido completamente diferente do qual o usuário queria. Isso é muito comum e pode gerar uma grande confusão, rs.
Vejamos a diferença entre as frases: "Égua, tu és muito chato -.-'" e "Égua, tu és muito chato u.U". Na primeira o emprego do emoticon deu um ar de seriedade na frase, passando um sentido de que realmente a pessoa é chata, e além disso o locutor está saturado. Na segunda, o emoticon utilizado passou um sentido diferente, no qual o locutor afirma uma coisa mas ao mesmo tempo parece não se incomodar muito com o fato da pessoa ser chata, ainda está "tolerável". 
Vejamos estas: "Eu te amo muito! *-*" e "Eu te amo muito! ;~" , veja que na primeira nota-se de cara uma empolgação, pois os olhos do cidadão estão brilhando, e a boquinha pequena dá uma impressão de 'fofura' (rs), e ao olhar a segunda, o emoticon utilizado mostra que o locutor parece não gostar muito do fato de amar a pessoa, se coloca num estado de "submissão", digamos assim. 
A partir do escrito pode-se concluir que os recursos gráficos como forma de expressar emoções têm se tornado cada vez mais importantes na comunicação mundial e virtual, e se faz necessário uma interpretação e emprego adequados de cada um deles, de acordo com a necessidade. Muita atenção na hora de tentar exprimir suas emoções pelo teclado, se fizer de forma errada pode se dar mal, haha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário